quarta-feira, 19 de novembro de 2008

VIRUS A PRAGA NO SEU PC Especialistas alertam para aumento de ataques

Especialistas em segurança alertaram os usuários de internet para um possível aumento nos ataques de vírus, previsto para a próxima segunda-feira, dia 24 de novembro.

Segundo o site The Guardian, a firma de segurança PC Tools acredita que a data, que antecipa o feriado de Ação de Graças, tradicional festividade americana, será o pior dia do ano para ataques de vírus.

Estatísticas do ano passado mostraram que o ponto mais alto da ação de vírus, worms e outros ataques online aconteceu três dias antes do feriado. Comparado com outro estudo realizado com 500 mil computadores ao redor do mundo foi feita a nova previsão que indica que o problema pode se repetir em 2008.

O aumento na atividade de vírus é compreensível, já que um grande número de internautas usa a web para compras online, se antecipando para o Natal, o que aumenta a chance de sucesso de acesso aos dados confidenciais por cibercriminosos.

Para piorar a situação, criadores e veiculadores de malware já vêm se aproveitando da popularidade do presidente recém-eleito Barack Obama para infectar computadores com links a falsos vídeos e outras táticas.

É esperado que fraudadores e hackers tentem iludir usuários a baixar software malicioso para acessar detalhes de homebanking e ainda senhas de sites de compras, explicou o site SC Magazine. Sendo assim, recomenda-se ainda mais cautela por parte dos usuários.

Aqueles que planejam compras online devem se precaver, instalando e mantendo atualizadas soluções antivírus e firewall, não abrir qualquer arquivo suspeito ou não solicitado que tenha recebido por email, bem como garantir que informações como dados de cartão de crédito e débito sejam fornecidos apenas a sites com certificado de segurança, conforme recomendou o jornal online The Telegraph.

Sem comentários:


Acerca de mim